“Queremos ganhar mas a amizade é a grande vitória”, Fábio Coelho

Esta semana há uma jornada muito importante em Almada. Não decisiva, porque todos podem ganhar a todos, mas o véu pode começar-se a levantar em relação a quem fica pelo caminho ou quem garantirá o acesso à divisão de Elite, onde pode garantir vaga na final nacional.

O jogo grande da jornada é sem dúvida o MCAC frente ao HM Automóveis. Duas equipas fortíssimas que têm discutido entre si muito dos desfechos dos torneios. Fomos ao encontro de Fábio Coelho, um dos capitães de equipa do MCAC, que perspectivou da seguinte forma o embate frente ao velho rival HM: “Respeitamos muito o HM que tem-se afirmado cada vez mais como uma das melhores equipas do torneio, mas esperamos ganhar, embora para nós o essencial seja o divertimento e estar com os nossos amigos de longa data”.

Em relação a esta mudança para a SuperLiga, Fábio Coelho garante que “o torneio continua a ser muito equilibrado, as equipas têm muita qualidade e isso dificulta a nossa tarefa. A nossa ambição passa por chegar à divisão de elite, não conhecemos as outras equipas da SuperLiga, e embora esperemos sempre ganhar tudo, não vivemos obcecados com isso nem é alvo de pressão para nós esse objectivo”. Confrontado com o facto do nome Jumbo Almada/MCAC ser muito considerado na região face aos inúmeros títulos já conquistados, Fábio referiu que “embora tenhamos consciência do peso que o nosso nome foi atingindo neste tipo de torneios, o nosso principal objectivo é sempre o divertimento com os nossos amigos porque crescemos todos juntos e não há maior vitória do que poder usufruir de algo que todos adoramos, que é o jogo de futebol, com os nossos amigos de sempre, sendo a vitória a cereja no topo do bolo”.

Do lado do HM, fomos ao encontro do seu guarda-redes Luis Lopes, o “Mami”, também ele habitual presença nestas provas e que este ano veste as cores do HM Automóveis. Disse-nos que espera “um jogo difícil e que pode ser decisivo, porque temos de ganhar para depender apenas de nós mesmos para atingir a próxima fase”. Sobre o campeonato, e apesar de já ter entrado em todo o tipo de provas, disse que “é o torneio mais forte onde já estive, os resultados têm dito também isso”.

Sobre o facto das expectativas serem grandes no seio do grupo, confidenciou que a ambição é de estar na final nacional, e que “temos legítimas aspirações a atingir a final nacional pois acho que se conseguirmos passar a nossa fase já é um grande feito pois desta série sairá alguém que certamente marcará presença na grande final”.

Outro jogo grande é o Buddies frente ao Rosana Bar. O Buddies entrou este ano e logo com uma equipa que merece muita consideração da parte dos adversários. A subir de prova para prova está o Rosana Bar e fomos ao encontro de um dos seus capitães de equipa, João Chora, que falou um pouco connosco.

Sobre o jogo desta jornada disse que “espero vencer como em todos os jogos onde queremos trazer os três pontos para nossa casa”. Atendendo ao facto do torneio ser cada vez mais intenso, João Chora revelou as suas expectativas: “O torneio está interessante com boas equipas, tal e qual como na edição passada, onde os da frente não podem perder pontos pois correm o risco de ficar para trás na corrida.” Em relação à ultima época onde a certa altura se afiguraram como candidatos ao título, o central da equipa do Rosana revelou que “foi bom, mas mostrámos alguma imaturidade porque podíamos ter feito um pouco melhor, mas as expectativas são sempre melhorar de ano para ano e estamos focados num jogo de cada vez mas sempre com os olhos postos no apuramento.”

Pela frente vão ter o Buddies Drunk, uma equipa que tem mostrado que é candidata. O seu capitão Nuno Cirilo falou connosco, revelando que “espero um jogo difícil pois eles têm uma equipa com muita qualidade e são muito trabalhadores. Vamos tentar fazer o nosso jogo como temos feito até aqui e se tudo correr bem podemos sair com a vitória”. Sobre o facto de entrar num torneio por si só muito competitivo, a qualidade dos outros não assusta o capitão do Buddies, que referiu “que a equipa é bem montada, com jogadores bem escolhidos e competentes, pelo que temos o objectivo de no mínimo passar esta fase nos dois primeiros lugares”. Quem o conhece, sabe que a ligação ao Jumbo/MCAC foi marcante para si, até pelo tetra-campeonato que conquistou ao serviço da equipa, assim como o prémio de melhor jogador no penúltimo torneio. Cirilo abriu o jogo connosco e referiu que “será um jogo especial contra o Jumbo porque para além de ser a minha antiga equipa, estão do outro lado muitos amigos pelo que será um jogo diferente, mas dentro de campo as amizades não entram pelo que o objectivo passa apenas por ganhar”.

Já em relação ao campeão em título, o Brasinha II, fomos ter com o seu capitão e melhor jogador da última edição Bruno Gaspar. Espera “um jogo difícil frente ao Baptista Team, não conheço a equipa mas espero vencer como em todos os jogos”. Confrontado com o facto da equipa ter começado mal, com duas derrotas, garante que “tivemos 3 ou 4 baixas na equipa, tentámos colmatar as ausências e estamos a adaptar-nos e a adaptar os novos reforços ao nosso estilo de jogo”. Foi ainda mais longe e garantiu que “podem esperar um Brasinha a lutar até ao fim jogando o jogo pelo jogo sempre à procura da vitória”.

Questionado sobre o facto do torneio continuar competitivo, referiu que “as boas equipas continuaram, MCAC, HM, Rosana, nós. As novas equipas que entraram, refiro-me concretamente ao Buddies, é uma equipa muito forte o que é bom para a prova. As expectativas são de fazer o melhor como fizemos em todos os torneios da Seven Masters”.

Frente ao Brasinha II estará a Baptista Team, onde o seu capitão, Paulo Baptista, nos revelou que “entrámos num torneio forte com o objectivo de tentar vencer todos os jogos mas o nível das outras equipas é alto o que nos tem dificultado”. Contudo, a equipa vem melhorando de jogo para jogo e Pastel referiu que “temos procurado reforçar uma posição ou outra, vamos-nos reforçando e criando algum entrosamento o que nos também está a ajudar a crescer de jogo para jogo”, pelo que a equipa vai “apostar tudo na Taça para mostrar a nossa qualidade”.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.