Chegados à fase final da 2ª Época 2015.16 da Superliga Nacional Futebol 5, são agora apresentados os resumos de cada uma das competições, bem como os resultados das mesmas.
UNAITA É A PRIMEIRA EQUIPA A VENCER DUAS TAÇAS DOS CAMPEÕES!
Após o apuramento das quatro equipas finalistas da Taça dos Campeões da 2ª Época de 2015/2016, coube às equipas do Ohh Diabo (Lisboa) e Janas FC e Unaita (Cascais) disputarem entre si o título de Campeão, dado que a equipa dos Cariocas (Lisboa) acabaria por ficar impossibilitada de competir por motivos alheios à prova.
.
Com as equipas do Janas FC e Unaita mais habituadas a participar nesta fase da competição, o favoritismo recaia sobre as mesmas, mas não podiam esquecer que a equipa do Ohh Diabo chegou esta época à Final Nacional e logo na sua 2ª época de participação nas competições da Superliga Nacional Futebol 5.
.
Ohh Diabo (Lisboa) 1-2 Janas FC (Cascais)
No primeiro jogo do dia, era muito difícil prever quem seria o vencedor, ficando isso claro a partir do momento em que ambas as equipas se apresentaram com um plantel de 5 jogadores, não podendo ainda para mais a equipa do Janas FC contar com nenhum dos seus habituais guarda-redes, acabando mesmo por utilizar um jogador de campo. A equipa que foi sendo mais perigosa e tendo mais oportunidades durante todo o jogo foi a equipa do Ohh Diabo, que acabaria por entrar a marcar através do seu capitão João Cunha ao minuto 7, continuando depois a manter-se com mais bola. Nem sempre mais oportunidades significam maior eficácia, conseguindo a equipa do Janas FC provar isso quando empata o jogo aos 16 minutos através de Daniel Rodrigues e foi sendo também quem, em menos oportunidades, ia dando mais trabalho ao guarda-redes adversário. Com um empate a 1 golo ao intervalo, voltavam a entrar em campo duas equipas em busca dos primeiros 3 pontos que lhes dessem maior conforto para o seu 2º jogo do dia, conseguindo a equipa do Janas FC o golo que lhes garantiu a vantagem ao minuto 33, novamente por intermédio de Daniel Rodrigues e novamente numa jogada bem construída por esta equipa, que terminaria num golo ao 2º poste tal como havia sido o primeiro. Até final não houve mais golos, destacando-se na fase final do jogo a capacidade individual dos jogadores do Janas FC e principalmente o seu “guarda-redes improvisado”, que defende 3 bolas importantíssimas nos últimos minutos de jogo que acabariam ainda por embater no poste, assustando os jogadores do Janas FC e levando ao desespero os jogadores do Ohh Diabo, mas o jogo terminaria assim mesmo com este resultado de 2-1 favorável à equipa de Cascais.
.
Ohh Diabo (Lisboa) 2-4 Unaita (Cascais)
Segundo jogo da noite, novamente com a equipa do Ohh Diabo de Lisboa, desta feita frente à equipa do Unaita de Cascais, equipa esta que se apresentou também com 5 jogadores para este jogo. Unaita entrou mais fresco e com todo o gás em busca de igualar os seus rivais de Cascais, conseguindo mesmo entrar logo a vencer no 1º minuto de jogo através de Sérgio Almeida. Sérgio Almeida voltaria mais tarde a estar em destaque neste jogo, mas por razões adversas, sofrendo uma lesão que acabaria por retirá-lo do jogo, obrigando a adaptações extremas a equipa do Unaita que se vê depois forçada a colocar o seu guarda-redes João Loureiro à frente e o jogador Sérgio Bolinhas que se encontrava apenas no banco com uma lesão na baliza. Apesar destas adaptações forçadas a equipa do Unaita vai-se mantendo mais perigosa e sempre muito no meio campo adversário, conseguindo voltar a marcar no último lance da 1º parte, sendo mesmo o seu guarda-redes João Loureiro que avançou no terreno a marcar o 2-0. Com o resultado em 2-0 a favor da equipa de Cascais, a equipa do Ohh Diabo via-se obrigada a repensar o seu jogo, principalmente porque só ia conseguindo chegar mais à baliza adversária através de remates de longe. Já na 2ª parte, Unaita volta a entrar com maior vontade e voltaria a marcar através de Pedro Ragageles ao minuto 27, surgindo apenas ao minuto 32 o primeiro tento do Ohh Diabo saído novamente dos pés do seu capitão de equipa João Cunha que já tinha marcado no 1º jogo. Ao minuto 35 a equipa do Unaita volta a aumentar a vantagem para 3 golos através do seu capitão Carlos Gabriel que seria ainda a figura do dia, conseguindo apenas depois até final do jogo a equipa do Ohh Diabo reduzir para 4-2 com um golo de André Marques ao minuto 41. Terminava assim o percurso da equipa lutadora do Ohh Diabo nesta competição, ficando no 3º Lugar desta prova, seguindo a equipa do Unaita para o jogo decisivo frente ao Janas FC com uma vantagem a seu favor por ter vencido a equipa de Lisboa por 2 golos de vantagem.
.
Janas FC (Cascais) 3-5 Unaita (Cascais)
Chegados ao último e decisivo jogo deste dia, que iria definir o novo Campeão da Taça dos Campeões, sabia-se à partida que qualquer uma destas equipas iria vencer esta competição pela 2ª vez e sabia-se também que para o conseguirem, a equipa do Unaita entrava sabendo que precisava apenas de empatar. Tal como se tinha visto no jogo anterior, esperavam-se algumas maiores dificuldades no início deste jogo para a equipa do Unaita que vinha de um jogo intenso e onde tiveram menos tempo de descanso que os seus adversários, comprovando-se isso quando aos 7 minutos a equipa do Janas FC já ia vencendo por 2-0, com dois golos marcados pelo mesmo jogador que já tinha marcado também 2 golos no primeiro jogo, Daniel Rodrigues. Mesmo com mais algum cansaço acumulado, a equipa do Unaita sabia que não podia deixar o seu adversário embalar ainda mais neste jogo, vendo-se depois obrigados a crescer no jogo e isso viria mesmo a acontecer. Com três jogadores em enorme destaque nesta fase do jogo (Filipe Gaspar, Pedro Ragageles e Carlos Gabriel), a equipa do Unaita conseguiu mesmo chegar ao empate até ao intervalo com golos de Pedro Ragageles ao minuto 13 e do seu capitão de equipa Carlos Gabriel aos 21 minutos. Quando se podia esperar depois um jogo mais fechado na 2ª parte devido a este empate, tal não se comprovou, entrando logo a equipa do Unaita a provocar uma reviravolta neste jogo com dois golos marcados novamente por Carlos Gabriel ao minuto 24 e Pedro Ragageles ao minuto 25. Gonçalo Maria do Janas FC volta a colocar a sua equipa no jogo ao minuto 26, tendo assim esta equipa a oportunidade de recuperar do início de 2ª parte com ritmo elevadíssimo dos seus adversários, mas Carlos Gabriel inspiradíssimo e super eficaz no momento de finalização volta a aumentar a vantagem do Unaita ao minuto 29, colocando o jogo em 5-3 a seu favor. Até final a equipa do Janas FC tudo fez para reduzir, mesmo utilizando o 5 para 4, mas a equipa do Unaita liderada por Filipe Gaspar na parte defensiva esteve bastante coesa, tendo ainda uma surpresa quando o seu guarda-redes de recurso Sérgio Bolinhas mantém a baliza da sua equipa inviolável e tem também um papel importantíssimo nesta que seria então uma nova conquista para a equipa do Unaita.
Parabéns à equipa do Unaita por esta nova conquista, que lhes permite assim neste momento possuir o recorde da única equipa a ter o seu nome gravado nesta competição pela 2ª vez!
JANAS FC – VICECAMPEÃO TAÇA DOS CAMPEÕES
Cascais
Domingo, 04 de Setembro.
19h30 – Ohh Diabo 1-2 Janas FC (Final Taça dos Campeões Zona Sul)
20h45 – Ohh Diabo 2-4 Unaita (Final Taça dos Campeões Zona Sul)
22h00 – Janas FC 3-5 Unaita (Final Taça dos Campeões Zona Sul)
MELHOR MARCADOR TAÇA DOS CAMPEÕES: CARLOS GABRIEL (UNAITA) – 5 GOLOS
Vencedor 1ª Edição – 2ª Época 13.14 – Super Team (Cascais)
Vencedor 2ª Edição – 3ª Época 13.14 – Ginásio do Alto Pina (Lisboa)
Vencedor 3ª Edição – 1ª Época 14.15 – Os Cariocas (Lisboa)
Vencedor 4ª Edição – 2ª Época 14.15 – Unaita (Cascais)
Vencedor 5ª Edição – 3ª Época 14.15 – Janas FC (Cascais)
Vencedor 6ª Edição – 1ª Época 15.16 – FC Sarrabecos (Lisboa)
VENCEDOR 7ª EDIÇÃO – 2ª ÉPOCA 15.16 – UNAITA (CASCAIS)
FINALISTAS TAÇA DOS CAMPEÕES – UNAITA E JANAS FC
.
HDS VOLTA A SER FELIZ NOS PENALTIS!
No único jogo realizado este fim-de-semana a contar para a Taça APMinifootbal Zona Sul, voltaria a surgir a curiosidade de uma vitória para o hDs Clube após grandes penalidades. Num jogo entre duas equipas que se podem considerar rivais diretas e que gostam imenso de jogar uma contra a outra, ambas coroam esta partida com um total de 14 golos que os levaria à marca do castigo máximo, acabando a equipa do hDs Clube por voltar a ser feliz nas grandes penalidades, como já tem vindo a ser habitual em qualquer prova a eliminar na qual esta equipa participa.
Sacavém
Domingo, 11 de Setembro.
19h00 – hDs Clube 7*-7 Asas Douradas FC (Taça APMinifootball – 2ª Eliminatória)
.