ENTREVISTA A RUI CASTRO, CAPITÃO DO DREAM TEAM (SUPERLIGA PORTO): «PRINCIPAL OBJECTIVO É SER CAMPEÃO DA SUPERLIGA»

A equipa Dream Team já se encontra na Superliga Porto há algumas épocas. Ainda se lembram dos primeiros passos nas nossas Competições?

Boa tarde. Sim ainda nos lembramos. Foi uma opção após um torneio que jogámos e fomos campeões, e decidimos continuar numa competição mais séria.

A equipa já estava formada ou já se conhecia?

A equipa era um grupo de amigos que se juntava às terças-feiras para jogar futebol, sempre com pessoal novo, amigo do seu amigo.

Qual foi o principal motivo para integrarem a Superliga, na altura?

Na altura tínhamos acabado de jogar um torneio, e não iria haver mais competição pois o torneio terminou, e como estávamos com a rotina de treinar e jogar aos fins-de-semana, decidimos procurar uma competição que permitisse continuar com o grupo que criámos.

Quanto à presente época, como classifica o estilo de jogo da equipa? Têm alguma forma específica de jogar?

Temos vindo a aumentar as expectativas da equipa, e para isso temos um estilo muito próprio a jogar. Privilegiamos a defesa – por isso somos a melhor defesa da competição, e só depois partimos para o ataque.

Qual a disposição táctica em que a equipa se sente mais confortável a jogar?

Tacticamente não gosto de falar da equipa, como se costuma dizer “o segredo é a alma do negócio”…

Quais as qualidades que realça da sua equipa, e quais as vertentes que gostaria de ver melhoradas?

A maior qualidade é a vertente humana da equipa, somos um grupo unido e preocupado com os problemas de cada um, e para mim é o mais importante, e só depois em campo é que assumimos o compromisso com a camisola que vestimos, e aí somos quase profissionais, pois só pensamos na vitória.

Qual é o jogador que o impressiona mais na equipa?

Estaria a ser injusto ao nomear um jogador que fosse figura principal na equipa. Tenho jogadores muito diferentes, mas com uma característica comum em todos eles – o desejo de ganhar. Com raça e empenho tudo se consegue.

Há algum jogador de outra equipa da nossa Liga que desejasse ter na sua?

Para ser sincero nesta altura só quero ter o plantel todo disponível, e se estiverem bem não quero ninguém, nem preciso.

Há alguma equipa da Superliga Porto que o cative pelo seu estilo de jogo, ou mesmo pelas individualidades?

Gosto em especial da equipa da Juventus Bh Foz. Têm bons jogadores e um colectivo forte, com um futebol de ataque.

Existe alguma palestra motivadora antes de iniciar os jogos?

A palestra por vezes nem existe, a equipa já sabe o seu papel e apenas relembramos as posições. Em alguns jogos existe esse discurso motivador nos jogos mais importantes em que sentimos o plantel mais tenso.

Do que já conhece das equipas na principal divisão do Porto, qual é a equipa que considera mais forte, qual a equipa contra a qual mais gosta de jogar, e há alguma que considere como principal rival?

Pelo que respondi anteriormente a equipa da Juventus BH Foz.

Conseguiram na última época, e mesmo na presente, obter excelentes resultados. Qual foi a fórmula encontrada para a mudança?

A equipa mantém-se basicamente a mesma da época passada apenas com 4 caras novas, sendo que apenas 2 se estrearam na competição. Por isso mantemos a mesma qualidade.

Quanto a esta época, quais as vossas expectativas para o decorrer desta época?

O principal objectivo ser campeão da Superliga, e depois disputar a Final Nacional, e ir um pouco mais longe que a anterior edição.

E relativamente à Superliga, acha que, de uma forma geral, tem melhorado de época para época?

Tem mantido o bom nível. A Superliga com a vertente Final Nacional é uma mais valia, sem dúvida.

Que aspectos gostaria de ver melhorados?

Deveria melhorar em alguns aspectos, tais como ter um acompanhamento mais próximo das equipas, nomeadamente nos jogos, avaliação do melhor jogador, e principalmente melhor guarda redes. Devia haver mais acompanhamento no que diz respeito a fotografia e vídeo de momentos de jogo.

Como classifica actualmente a Superliga Porto?

Tem uma maior visibilidade devido ao crescente número de equipas, o que valoriza ainda mais a competição. Está no bom caminho para crescer ainda mais.

Para terminar, gostaria de deixar alguma mensagem aos seus jogadores, ou mesmo a quem nos está a ler?

Para os meus jogadores e equipa técnica quero agradecer-lhes por tornarem o meu trabalho tão fácil. Eles sabem o que quero dizer com isto – empenho, humildade e raça.

Desejo a todos que participam nesta competição que tudo corra bem, e aqueles que ainda não participam, inscrevam-se pois é na realidade a melhor competição de Futebol 7 do País.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.