ENTREVISTA A RICARDO CABRITA, CAPITÃO DO BARREIRO STARA ZAGORA FC (SUPERLIGA BARREIRO): «MAIOR OBJECTIVO? VENCER A FINAL NACIONAL!»

A equipa do Barreiro Stara Zagora Futebol Clube conquistou o acesso à Divisão de Elite. Quais os objectivos para esta fase?

Sim é verdade, vencemos o campeonato no Barreiro e obtivemos a passagem para a Divisão de Elite. Penso que esta fase vai ser muito competitiva, a avaliar pelos resultados obtidos pelas outras equipas, nos seus respectivos campeonatos, o que é sempre bom.

Acha que jogar no Barreiro ou fora poderá ser decisivo na Divisão de Elite?

Decisivo penso que não será, mas tem sempre a sua importância. Jogar num campo onde conhecemos os cantos à casa ajuda sempre a que, individualmente, os jogadores estejam mais concentrados e mais conscientes no campo do que têm de realizar para atingir os objectivos delineados para o jogo e, consequentemente, colectivamente a equipa tira proveitos disso. Mas penso que o que será mesmo decisivo no alcance das vitórias na divisão de elite será a cultura táctica e a capacidade técnica dos atletas das equipas.


Após terem realizado o 1º jogo na Divisão de Elite, o que têm a dizer sobre a mesma, e sobre a competitividade associada?

Foi um jogo logo após o Fim-de-Ano, o que nos dificultou um pouco a convocatória. Perdemos 3 pontos que tínhamos na ideia de os conquistar. Penso que vai ser um campeonato bastante equilibrado com as equipas a perderem muitos pontos. Esta competitividade é sempre boa para a evolução da competição.


Recentemente, a equipa voltou a encontrar o Aldeanos, equipa que igualmente nos acompanha há algumas épocas. O que achou deste reencontro?

Sim, voltamos a encontrar-nos com eles, e mais uma vez o jogo não nos correu como pretendido. Esta equipa é bastante diferente da que defrontávamos no campeonato do Montijo em épocas anteriores, sendo para mim bastante mais organizada e tendo melhores individualidades.


E quem acha que são as duas equipas mais fortes do Barreiro?

Penso que as equipas mais fortes somos nós e o Ecodescanso, apesar de o Ba-yern ser uma equipa que pode ganhar a qualquer destas equipas, e prova disso foi que nos venceu para a taça.


Conhece equipas das outras localidades?

As únicas equipas que conheço são as que disputam o campeonato do Montijo, visto termos disputado o campeonato do montijo na época passada.


Quanto à presente época, como classifica o estilo de jogo da equipa? Têm alguma forma específica de jogar?

Somos uma equipa que privilegia a posse de bola, o controlo do jogo, a qualidade da troca de bola,  tentando praticar um futebol agradável e atraente, mas sempre com o objectivo da baliza sempre presente.


Quais as qualidades que realça da sua equipa, e quais as vertentes que gostaria de ver melhoradas?

Uma das qualidades da minha equipa é a humildade dos meus jogadores, onde os 50 minutos de jogo servem para se divertirem praticando futebol e claro tentando vencer os jogos. As vertentes que gostaria de ver melhoradas guardo para debater com os meus atletas.


Qual é o jogador que o impressiona mais na equipa?

Sem dúvida que o que mais me impressiona na minha equipa é o colectivo, e a capacidade de entreajuda e camaradagem que reina no grupo. Não destaco nenhum jogador em particular porque todos eles são importantes, de diferentes formas, no grupo de forma a que possamos atingir os objectivos.


Há algum jogador de outra equipa da Superliga que desejasse ter na sua?

Há excelentes jogadores em algumas das equipas adversárias, mas estaria a ser injusto desejar ter jogadores de outras equipas, estando a valorizar os atletas que não estão no grupo em detrimento dos atletas que fazem parte do grupo. Estou satisfeito com o grupo que tenho.


Existe algum rival da equipa? E porquê?

Não. Temos equipas que gostaríamos de voltar a defrontar.

Uma delas é o Ba-yern porque no jogo do campeonato estivemos a ganhar por 4-1 e deixámo-nos empatar 4-4, apesar de termos sido bastante superiores. Para a Taça Setúbal, a nossa equipa não esteve ao nosso nível, e o Ba-yern venceu por 5-2 onde foi superior.

Outra equipa que gostaríamos de defrontar era “Os Aldeanos” porque da única vez que nos defrontámos empatámos 4-4 sofrendo um golo no ultimo minuto, e onde fomos superiores.

E por ultimo a equipa do Portela Cafés, porque foi a outra equipa do Montijo que nos “roubou” pontos para o campeonato, com um golo no último segundo do jogo, e foi a única equipa que nos derrotou no Montijo, mas para a Taça Setúbal, num jogo em que foram superiores e mereceram a vitoria.


Existe alguma palestra motivadora antes de iniciar os jogos?

Existe sempre uma conversa com os atletas fazendo um resumo do que é pretendido para o jogo, em função do adversário e também em função da classificação.


Qual o jogo mais inesquecível que já viveu?

Foram os dois empates no campeonato do Montijo, com golos sofridos nos últimos segundos, que nos custaram o título e a passagem a final nacional.


Qual o maior objectivo da equipa na Superliga?

Vencer a Final Nacional!


Se pudesse atribuir uma nota de 1 a 10 ao Torneio, que nota atribuiria?

Atribuía um 8.


Que aspectos gostaria de ver melhorados?

Acho que poderia haver uma maior cobertura fotográfica e de vídeo assim como transmitir mais informação aos árbitros. No aspecto da arbitragem, esta época parece que melhorou um pouco em relação ao ano passado, mas penso que ainda existe margem para melhorar.


Que comentário faz a esta nova taça em fase de grupos?

Penso que é mais interessante/motivante desta forma.


Para terminar, gostaria de deixar alguma mensagem aos seus jogadores, ou mesmo a quem nos está a ler?

Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo para um jogador em particular, o nosso Ganância (Ricardo Antunes), que infelizmente no jogo de há algumas semanas sofreu uma rotura parcial no tendão de Aquiles, e por isso em nome do grupo desejar as rápidas melhoras, porque todas as nossas vitórias serão dedicadas a ele. É uma situação que é triste que aconteça, porque para além do desporto, de vencer e de perder, todos nós temos as nossas vidas profissionais e privadas, e devido a infortúnios deste tipo ficamos privados de as poder viver a 100%.

Quanto a quem nos está a ler, gostaria de explicar que o Barreiro Stara Zagora Futebol Clube compete na Superliga Futebol 7, mas a modalidade principal do clube, é o Futebol de Praia. Este foi um clube fundado com o objectivo da prática da modalidade de Futebol de Praia no Barreiro, e este verão participámos no campeonato nacional da modalidade e temos como objectivo atingir o campeonato de Elite.

Para quem ficou curioso deixo aqui a página oficial do clube na rede social Facebook, para que possam colocar um LIKE e nos seguir. “https://www.facebook.com/barreirostarazagorafc“.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.