ENTREVISTA A NICOLAS BLANC, RESPONSÁVEL DO INCOMUNS FC (SUPERLIGA ALGARVE): «SERIA MENTIR SE DISSÉSSEMOS QUE O NOSSO OBJECTIVO NÃO É FICAR EM PRIMEIRO LUGAR»

A equipa Incomuns FC já se encontra na Superliga Algarve há 7 épocas. Ainda se lembram dos primeiros passos nas nossas Competições?

A equipa sofreu muitas transformações desde a primeira época, pois alguns jogadores deixaram de poder fazer parte da equipa por razões profissionais. Pessoalmente, entrei na equipa em Setembro passado. A equipa sempre conseguiu lutar contra os mais fortes da Superliga, mas ainda não conseguiu um título até hoje. Esperemos que isso mude esta época!

A equipa já estava formada ou já se conhecia?

Quando começaram já se conheciam entre eles, mas formaram a equipa quando a Superliga foi criada no Algarve.

Qual foi o principal motivo para integrarem a Superliga, na altura?

Basicamente para jogar futebol num nível mais competitivo do que as clássicas peladinhas.

Quanto à presente época, como classifica o estilo de jogo da equipa? Têm alguma forma específica de jogar?

Como o nível das outras equipas na Superliga é alto, gostamos de defender com todos os jogadores atrás da linha da bola até certo ponto, geralmente com pressão no jogador com bola mesmo que esteja longe da nossa área. Quando recuperamos a bola, tentamos jogar colectivamente e com critério nas saídas ofensivas, mas temos feito um número considerável de golos em contra-ataques rápidos.

Qual a disposição táctica em que a equipa se sente mais confortável a jogar?

Como jogamos a maioria dos jogos no campo de Quarteira, que é relativamente pequeno, esta época temos jogado em 3-2-1.

Quais as qualidades que realça da sua equipa, e quais as vertentes que gostaria de ver melhoradas?

Um dos pontos fortes é a solidez defensiva, sendo que temos a melhor defesa nesta primeira fase do campeonato, resultado de começarmos a defender logo no meio campo adversário, e das boas prestações do nosso guarda-redes. Temos também vários jogadores fortes tecnicamente que conseguem fazer a diferença em jogadas de um para um e resolver o jogo. Outro bom aspecto dos jogadores da nossa equipa é raramente “perderem a cabeça” e acreditarem até ao fim que podemos ganhar mesmo quando está difícil. Um dos aspectos a melhorarmos é a nível de tamanho de plantel, sendo que é raro termos mais que 2 suplentes nos nossos jogos, o que, em alguns jogos contra equipas com mais elementos, se torna num problema quando começa a faltar pulmão, especialmente quando há ressacas envolvidas.

Qual é o jogador que o impressiona mais na equipa?

Temos vários jogadores de alto nível, e felizmente mesmo se um dos melhores jogadores falta ao jogo, temos conseguido ganhar todos os jogos nesta primeira fase.

Há algum jogador de outra equipa da nossa Liga que desejasse ter na sua?

–  É óbvio que várias equipas têm elementos que são fortíssimos táctica e tecnicamente, e que podem resolver o jogo sozinhos, mas uma das vantagens da nossa equipa é não depender de um só elemento.

Há alguma equipa da Superliga Algarve que o cative pelo seu estilo de jogo, ou mesmo pelas individualidades?

Duas das equipas mais fortes desta Liga são sem dúvida os 8125 e FC Poli. 8125 é claramente a equipa mais forte tecnicamente, enquanto os FC Poli têm um grande espírito de sacrifício e lutam até ao fim. Serão dois dos três adversários que vamos encontrar na segunda fase, sendo que conhecemos a equipa Máquina da Sorte menos bem por ter subido recentemente para a primeira divisão, mas o facto de ter terminado a primeira fase em terceiro lugar demonstra qualidade.

Existe algum rival da equipa? E porquê?

Não existe nenhum rival. Vamos para todos os jogos com a mesma vontade – fazer um bom jogo e tentar ficar com os três pontos.

Existe alguma palestra motivadora antes de iniciar os jogos?

Antes do jogo trocamos poucas palavras em relação ao mesmo – já temos as posições e táctica definidas. Motivamo-nos mais uns aos outros durante o decorrer do jogo, e no intervalo falamos para corrigir erros de posicionamento ou marcação.

Como vê a progressão da equipa do Incomuns FC enquanto equipa esta época?

Felizmente temos conseguido levar mais suplentes aos jogos o que tem sido uma grande ajuda. Na época passada raramente tínhamos mais que um suplente e, conjugado com o facto de raramente termos guarda-redes fixo e ter de ser um jogador a fazer de guarda-redes, acabámos por ficar nos últimos lugares e conseguir a manutenção “à rasquinha”. No início desta época adicionámos alguns jogadores e temos um plantel mais forte, que tem vindo a desenvolver o seu estilo de jogo e agora consegue lutar contra qualquer adversário da nossa liga de igual para igual.

Acha que o facto de terem conseguido inserir na Equipa um Guarda-Redes fixo vos tornou ainda mais fortes?

Sem dúvida! Era algo que procurávamos há muito tempo mas estava difícil encontrarmos alguém com disponibilidade. Felizmente encontrámos o Denny que queria entrar nesta época da Superliga, e encaixou perfeitamente na nossa equipa. Durante os jogos ele dá sempre tudo e impõe a sua voz no que respeita ao posicionamento dos defesas. Nesta primeira fase ele é o guarda-redes menos batido e já nos “salvou” em algumas ocasiões.

Qual o objectivo para esta 2ª Fase do Campeonato?

Foram sete vitórias em sete jogos na primeira fase,  por isso seria mentir se disséssemos que o nosso objectivo não é ficar em primeiro lugar na segunda fase. Sabemos que vai ser duro, com seis jogos frente a três equipas muito fortes, mas vamos dar o nosso melhor para chegar lá.

São umas das equipas mais antigas da Liga. Como tem visto o desenvolvimento da competição desde que entraram?

Esta época sentimos dificuldades contra todas as equipas, que demonstraram um grande nível de futebol. Foi raro haver grandes goleadas esta época, e em épocas anteriores havia quase sempre aquela equipa que dava cinco ou seis por jogo, por isso é notório que o nível das equipas está a aumentar e o campeonato está-se a tornar mais equilibrado e competitivo.

E relativamente à Superliga, acha que, de uma forma geral, tem melhorado de época para época?

Pessoalmente é difícil dizer porque apenas me juntei a esta equipa no fim do verão passado, mas é claramente uma organização que veio satisfazer a vontade de jogadores amadores poderem realizar jogos mais a sério, num quadro competitivo. Esta nova opção de dividirem a primeira divisão ao meio após a primeira volta é uma tentativa de aumentar o nível competitivo, mas tem o lado negativo de haver equipas que após 4 ou 5 jogos já sabem em que metade da tabela vão ficar, então deixam de aparecer aos jogos.

Que aspectos gostaria de ver melhorados?

Continua a haver problemas com faltas de árbitros, que leva aos cancelamentos dos jogos ou a membros da organização terem de assumir o papel de árbitro, o que prejudica invariavelmente o jogo. É claramente um dos problemas a resolver.

Como classifica actualmente a Superliga Algarve?

Como disse, a qualidade das equipas na generalidade está mais forte esta época na primeira divisão. Creio que a taça vai mostrar lutas interessantes entre equipas da primeira e segunda divisão.

Para terminar, gostaria de deixar alguma mensagem aos seus jogadores, ou mesmo a quem nos está a ler?

Apenas que a nossa equipa está motivada para esta segunda fase, assim como para a taça, e vamos lutar até onde conseguirmos nas duas competições. Saudações Incomuns!

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.