ENTREVISTA A LUÍS VIEIRA, CAPITÃO DO TELHEIRAS FC (SUPERLIGA LISBOA): «ASPIRAÇÕES? JOGAR SEMPRE NOS LIMITES E DAR TUDO POR ESTE CONJUNTO»

A equipa do Telheiras FC já conta com algumas épocas na Superliga. Ainda se lembram dos primeiros passos nas nossas Competições?

Lembro-me perfeitamente, mais novos, cheios de ambições de vitórias com grandes goleadas, entrámos para a Liga C1 na 1ª época de 2014/15, muito inexperientes neste mundo do futebol de 7, pois nunca nenhum de nós tinha estado numa competição de futebol de 7. Felizmente a época correu-nos bem e conseguimos a vitória na divisão e a consequente subida. Sendo nós muito jovens, sempre fomos muito subestimados mas conseguimos sempre manter-nos à altura dos desafios que por nós passam.

Qual foi o motivo para, na altura, integrarem a Superliga?

O motivo principal foi a nossa comum paixão pelo futebol mas também a necessidade e a vontade do nosso grupo em competir, nós todos somos muito competitivos, no bom sentido claro, e também a ideia de podermos competir numa liga organizada pareceu-nos muito apelativo e decidimos avançar. Falámos todos, e aqui estamos passados mais de 2 anos.

A equipa já estava formada ou já se conhecia?

Já, já estava formada. Nós na época anterior tínhamos competido na Superliga Nacional de Futebol de 5, uma boa experiência. Juntos sentimos que precisávamos de outros desafios, e falámos em mudar para a Superliga Nacional de Futebol de 7 e assim foi. Mal fizemos 1 ou 2 jogos, era unânime no grupo de que tínhamos feito a mudança certa.

Que aspirações tem a equipa para a presente época desportiva, em todas as provas em que está inserida?

As aspirações quanto a esta época são as de sempre – jogar sempre nos limites e dar tudo por este conjunto em todas as competições em que estejamos inseridos. Infelizmente temos baixas relevantes na equipa, e entraram agora jogadores novos que ainda se estão a habituar ao nosso estilo de jogo, por isso vai ser complicado, mas o Telheiras F.C. nunca deitou a toalha ao chão, nem será agora.

Qual a disposição táctica em que a equipa se sente mais confortável a jogar?

A formação táctica em que estamos mais confortáveis é 1-1-2-2 – um central e um trinco, com 2 alas e 2 jogadores na frente bastante móveis no campo.

Como classifica o estilo de jogo da equipa? Têm alguma forma específica de jogar?

Gostamos de ter bola e de ser bastante rápidos com ela. Bola no chão, e muita movimentação, são os nossos objectivos quanto entramos no campo. Temos dificuldades nos jogos que puxam mais pela parte física do jogo, mas mesmo assim tentamos ser sempre fieis aos nossos princípios de jogo.

Quais as qualidades que realça da sua equipa, e quais as vertentes que gostaria de ver melhoradas?

Em relação às qualidades da equipa tenho de referir a garra, união e o espírito colectivo a nível psicológico. No que diz respeito ao nível prático, a circulação de bola e a intensidade ofensiva, bem como na pressão, são na minha opinião as nossas melhores qualidades. Quanto a vertentes que podíamos melhorar, acho que a gestão do jogo em jogos complicados, pois já nos custou vitórias e vários pontos, por isso era importante melhorar esse aspecto.

Qual é o jogador que o impressiona mais na equipa?

Os jogadores que destaco são aqueles estão comigo desde o primeiro dia, os que nunca abandonaram o “barco” por mais que a situação estivesse complicada. Já tivemos muitas entradas e muitas saídas, mas há um núcleo que se mantém. Esses são parte fundamental do nosso grupo, são a alma e coração desta equipa, pois entre quem entrar para equipa estes jogadores conseguem sempre “ensinar” aos novos membros o espírito de Telheiras F.C. Queria deixar-lhes aqui uma palavra de agradecimento a esses mesmos jogadores. Não cito nomes pois eles sabem quem são.

Há algum jogador de outra equipa da Superliga que desejasse ter na sua?

Existem jogadores de grande valor na Superliga, mas todos os jogadores que fazem parte do nosso grupo são insubstituíveis. Dito isto, não haveria nenhum jogador que gostasse de ter.

Há alguma equipa da Superliga que o cative pelo seu estilo de jogo, ou mesmo pelas individualidades?

AMBCV e Central Mensageiro são as melhores equipas que defrontámos até agora, e que mais me impressionaram.

Existe algum rival, ou uma equipa que temem, ao longo da época?

Quanto a rivais acho que é seguro dizer que já temos alguns. Temer nunca, nunca tememos esses rivais ,é mais a vontade e a “pica” que temos nesses jogos, de os jogar e ganhar. Nesse âmbito, destaco o AMBCV e uma equipa que acho que já não joga na Superliga, a Pastelaria Martins. Os jogos contra estas equipas foram sempre grandes jogos, vividos com muita emoção, são sempre jogos muito “quentes”, de parada e resposta, até ao último minuto.

Existe alguma palestra motivadora antes de iniciar os jogos?

Por norma a equipa já sabe o que tem a fazer quando entra para campo, mas nos jogos de cariz decisivo, ou contra algum rival, existe sempre a tal palestra motivacional, para dar mais uma força extra antes do jogo começar.

Esta época, actualmente encontra-se em 5º lugar, contando com duas vitórias e 3 derrotas para a Série 1 da Superliga Lisboa, e com um empate no jogo realizado para a Taça. Que análise faz à prestação da equipa até à data?

Como já referi, existem baixas desde o início da temporada, por isso já sabia que ia ser uma época complicada. Quanto à nossa prestação, acho que é normal alguns destes resultados menos positivos, pois alguns jogadores ainda se estão a adaptarm e isso nota-se nos nossos jogos, não obstante do facto de que também já fomos capazes de produzir belas exibições esta época.

Em breve irão defrontar o Los Pepes para a 2ª Jornada da Taça. Que antevisão faz desta partida?

Sinceramente, não querendo faltar ao respeito ao Los Pepes, não conheço a equipa. No que diz respeito à minha equipa, vamos jogar para ganhar como sempre, a vitória é muito importante pois empatámos o último jogo na Taça e queremos vencer já o próximo para poder avançar para a próxima fase.

Pelo que já observou das equipas presentes na Superliga Lisboa, que observações retirou das equipas presentes? Acha que a Liga está competitiva, ou há um pequeno lote de equipas que poderá sonhar com o título?

O nível competitivo está exigente esta época, embora ache que já esteve mais exigente. Na nossa 1ª época na Superliga Lisboa, as equipas eram de um nível mais elevado que o actual. Esta época creio que só 3 equipas podem sonhar com o título.

Já disputaram jogos sem conta na nossa Liga, mas qual o jogo mais inesquecível que já viveu?

Vou salientar 3 jogos. O primeiro uma vitória gigantesca da nossa equipa contra o Black Power, numa temporada em que eles foram campeões só com uma derrota, a nossa. Em segundo, saliento uma derrota contra o AMBCV, em que fizemos um grande jogo, mas acabámos por perder por 1 nos minutos finais, foi muito doloroso sendo que fomos superiores, mas fez-nos crescer. Para finalizar, destaco um empate contra o GDR Os Fixes em que estávamos a perder 4-0 ao intervalo, virámos para 5-4 na 2ª parte, e no fim deixámo-nos empatar. Foi fantástico o sentido coletivo nesse jogo.

Qual é o clima que se vive em Lisboa com os restantes capitães de equipa?

É um clima de respeito e muita rivalidade dentro de campo. Todos dão o máximo pelo seu conjunto.

E relativamente à Superliga, de uma forma geral, acha que tem melhorado de época para época? Que classificação atribuiria?

Creio que de época para época a Superliga tem vindo a evoluir, de 0 a 10 diria um 8 pois tem alguns aspectos que podia melhorar.

Que aspectos gostaria de ver melhorados?

Na minha opinião uma certa atenção redobrada na escolha de árbitros para certos jogos, e uma melhoria em alguns campos só seria benéfico para a Superliga.

Para terminar, gostaria de deixar alguma mensagem aos seus jogadores, ou mesmo a quem nos está a ler?

Queria agradecer a todos os membros da família Telheiras F.C,, todos os craques que já por aqui andaram, os nossos fieis adeptos que estão lá jogo após jogo, e a todas as pessoas que já nos demonstraram apoio. Gostava só de deixar uma sugestão aos leitores, se tiverem um grupo de amigos que goste de praticar futebol, juntem-se, venham para a Superliga que é sempre uma excelente forma de fazer exercício físico com os nossos amigos e a fazer o que mais que gostamos.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.