A equipa do InterSac já conta com algumas épocas na Superliga. Ainda se lembram dos primeiros passos nas nossas Competições?
– É verdade, faz-nos sentir velhos não é?! Era tudo tão diferente, já não sei há quanto tempo foi ao certo mas lembro-me bem de sentir novamente o calor da competição e era isso que procurávamos na altura.
Qual foi o motivo para, na altura, integrarem a Superliga?
– Na altura quase todos os que entravam na equipa tinham saído de equipas federadas, uns porque não davam mais, outros por opção mas todos com o bichinho de competição e nesse sentido procurávamos algo que nos desse isso, e encontrámos isso na Superliga.
A equipa já estava formada ou já se conhecia?
– Esta Equipa “Intersac” é composta por 3 ex-equipas da Superliga – os “ABC Juniores”, “Amantes da Cevada” e “Bronidos”, neste caso 3 capitães e 3 Sub-capitães que se juntaram devido a terem o mesmo problema (falta de jogadores) e a mesma vontade (Competição). Depois de muitos jogos uns contra ou outros, a amizade foi crescendo e juntou-se o útil ao agradável.
Sendo uma das equipas mais “velhas”, como sente que tem sido a evolução da equipa ao longo dos anos?
– A evolução tem sido muita, como disse há pouco, a minha Ex-Equipa “ABC Juniores” era a segunda mais antiga da Superliga, só sendo superada pelos extintos “Pais Casados e Barrigudos” (já agora aproveito para lhes mandar um abraço). De lá para cá, com a entrada e saída de jogadores, tivemos de nos adaptar a esta juventude com enorme potencial que cada vez mais nos dificultam a vida.
Tendo em conta a actualidade, como classifica o momento actual da equipa?
– Neste momento estamos numa forma fantástica, acredito seriamente que estaremos no fim do campeonato bem lá em cima, jogamos com confiança e o principal é que somos muito unidos e nada nem uma derrota nos pode abalar. Temos muita confiança em nós e queremos fazer algo bonito.
Qual a disposição táctica em que a equipa se sente mais confortável a jogar?
– Somos uma equipa “grande”, temos 11 elementos, uns bons a atacar, outros a defender, outros técnicos, outros rápidos… isso dá-nos uma margem de manobra para nos adaptarmos facilmente a qualquer disposição. Apesar de tudo, penso que a melhor será sempre num 2×2, variável para 3×1, onde usamos um falso “pivot”, o que confunde sempre a equipa que defende contra nós.
Como classifica o estilo de jogo da equipa? Têm alguma forma específica de jogar?
– Acho que a resposta dada na anterior serve também um pouco para esta, adaptamos-nos muito à forma como joga o adversário, mas somos uma equipa que gosta de ter a bola, de a fazer circular, sem pressa de chegar a baliza adversária, e tentar jogar no erro do adversário para poder explorar os contra-ataques.
Quais as qualidades que realça da sua equipa, e quais as vertentes que gostaria de ver melhoradas?
– A nossa maior qualidade tem de ser a união. Somos muito unidos, e o que mais queremos é continuar como uma família. Como costumo dizer à minha esposa, é a minha família dos Fins-de-semana. A única coisa que queria ver melhorada é o “nervosismo”. Esta equipa tem “ganas” de ganhar, e às vezes falta um pouco de calma, que com o tempo, aparecerá naturalmente.
Qual é o jogador que o impressiona mais na equipa?
– Acho que seria injusto escolher apenas um jogador. Cada um que faz parte da equipa tem o seu papel, não podemos apenas dizer “aquele é muito bom porque marca muitos golos”. Então e o “desgraçado” que se farta de lutar atrás?! O Guarda-redes que se farta de defender?! Nesta equipa somos todos iguais, e todos me impressionam.
Há algum jogador de outra equipa da Superliga que desejasse ter na sua?
– Ui, pergunta difícil…. há tantos bons jogadores tanto na Superliga como nas outras divisões. Os irmãos, no “Sarrabecos”, o Hamid, o Jorge e o Rogério do “HDS”, o João José do “Tá Bom Assim”, etc. Infelizmente para nós, existem muitos bons jogadores que jogariam em qualquer equipa mas… estou muito contente com a equipa que tenho, e é com esta que vamos até ao fim.
Há alguma equipa da Superliga que o cative pelo seu estilo de jogo, ou mesmo pelas individualidades?
– Acho que todas as equipas têm ou bons jogadores ou uma equipa unida, isso torna a nossa tarefa sempre complicada. Mas se existe alguma que cative tem de ser sempre a nossa.
Existe algum rival, ou uma equipa que temem ao longo da época?
– Rival são todas, claro, mas a que temos de tirar o chapéu é a do “Sarrabecos”. Jogam com os olhos fechados, o que torna a qualquer equipa uma tarefa muito complicada. Temer?! Isso não! Têm todos é de nos temer a nós!
Existe alguma palestra motivadora antes de iniciar os jogos?
– Existe sim, nunca entramos em campo sem falarmos um pouco nos balneários. Somos 3 capitães (Carlos, Paulo e Nuno), e temos sempre uma palavra a dizer, seja motivadora ou táctica, ou algo engraçado para descontrairmos antes de irmos para a “guerra”.
A equipa está actualmente no 3º posto, somando 2 vitórias 1 empate e uma derrota. Qual o objectivo para o futuro?
– O objectivo é claro – Ganhar, Ganhar e Ganhar! Seremos campeões de certeza! Se não for nesta época, seremos na próxima, é apenas uma questão de tempo!.
Pelo que já observou das equipas presentes na Superliga, nomeadamente em Sacavém, que observações retirou das equipas presentes? Acha que a Liga está competitiva, ou há um pequeno lote de equipas que poderá sonhar com o título?
– Este ano é capaz de ser dos mais competitivos de sempre, vai ser muito complicado tirar o “Sarrabecos” lá de cima, mas tentaremos entrar na discussão. Penso que o “Tá bom Assim” e o “Cariocas” também andarão próximos. Todas as outras são boas equipas sem dúvida, mas acho que a Luta será entre as 4 que disse.
Já disputaram jogos sem conta na nossa Liga, mas qual o jogo mais inesquecível que já viveu?
– Terei de ir a uns tempos atrás, num “ABC Juniores x Amantes da Cevada”. Precisávamos de uma vitória para sermos campeões, e numa luta até ao fim empatámos 5, se não estou enganado. O curioso é que agora jogamos juntos na mesma equipa (risos). Quem diria hã?!
Qual é o clima que se vive em Sacavém com os restantes capitães de equipa?
– Penso que óptimo, todos nos respeitamos. Tudo bem que dentro de campo a história é outra, mas não seria “competição” se não fosse assim. Mas quando acaba o jogo tudo passa, e voltamos todos a falar uns com os outros.
O que acha do Quadro Competitivo da presente época?
– Acho que o campeonato a duas voltas seria um aspecto positivo, de resto acho que está tudo muito bem executado.
E relativamente à Superliga, de uma forma geral, acha que tem melhorado de época para época? Que classificação atribuiria?
– Em termos de competição sem dúvidas, cada vez melhor, eliminando equipas que nada de bom traziam ao torneio. De 1 a 10, talvez um 8, pois há sempre aspectos onde podem melhorar.
Que aspectos gostaria de ver melhorados?
– A questão do Site, sem dúvidas precisa de ser melhorado – com mais comentários sobre os jogos, mais entrevistas etc. O campo em Sacavém também precisa de ser um pouco mais estimado, e como disse há pouco, uma competição a duas voltas seria sempre para melhor.
Para terminar, gostaria de deixar alguma mensagem aos seus jogadores, ou mesmo a quem nos está a ler?
– Bem, primeiro que tudo quero agradecer esta oportunidade de poder dar uma palavrinha. É sempre bom, e acho que deviam fazê-lo mais vezes. Há muitos jogadores que gostariam também de dizer algo e responder às vossas perguntas. Em 2º, quero desejar boa sorte a todas as equipas, e que se mantenha este respeito, independentemente dos resultados. Em 3º, para a minha equipa – Pessoal, continuem assim! É um orgulho ser vosso colega, “nas derrotas ou nas vitórias seremos sempre 1”! Força! E por último, quero também deixar um abraço a 3 elementos que por motivos diferentes tiveram de deixar a nossa equipa: Ricardo Gomes, Carlos Costa e Rui Penalvo. Vocês podem não estar presentes nos jogos, mas continuam com a equipa. Chegámos onde chegámos também com a vossa ajuda! Um abraço para Todos!