ENTREVISTA A ANDRÉ RIBEIRO, CAPITÃO DO TASQUINHA FC (2ª LIGA LISBOA): «PRÓXIMA TEMPORADA? VAMOS COM O OBJECTIVO DE CHEGAR À FINAL NACIONAL»

A equipa do Tasquinha FC estreia-se esta época nas nossas Competições, e embora o percurso seja curto, há muitas razões para estarem felizes! Abordando a génese da equipa, poderia-me dizer qual foi o motivo para integrarem a Superliga Nacional Futebol 7?

Inicialmente o 1º objectivo foi juntar o nosso grupo de amigos, e começar a jogar frente a outras equipas, isto porque estávamos um pouco cansados de jogar apenas entre nós. A Superliga Nacional Futebol 7 pareceu-nos uma boa ideia, e por isso decidimos experimentar.

Já tinham entrado em alguma prova juntos?

Há cerca de 2/3 anos atrás entrámos somente num Torneio de Verão, realizado em Caneças.

Esta é a época de estreia, como foi referido, e já festejaram o título de Campeões da 2ª Liga de Lisboa! Qual a análise que faz desta época relativamente à prestação da sua equipa, e qual é agora a sensação de se poderem considerar detentores deste importante título?

A análise que fazemos à nossa equipa é que mesmo a navegar à deriva, esta equipa encontra sempre força para superar todas as adversidades. Este é o nosso segredo. Juntos conseguimos ir longe!

Qual pensa ter sido a vossa maior força comparativamente com qualquer adversário que tenham enfrentado esta época na 2ª Liga de Lisboa?

A nossa principal força é a responsabilidade com que encaramos os jogos, assim como a nossa união dentro de campo. Esta equipa vale por ter bons jogadores mas, principalmente, por haver companheirismo no seio do grupo.

Após esta conquista ainda têm a possibilidade de conquistar mais um troféu já este fim-de-semana! Quais as vossas expectativas para esta vossa participação na Final Four da Taça Sevens Lisboa?

As nossas expectativas para a Final Four da Taça Sevens passam por jogar cada jogo como se de uma final se tratasse. Honrar o emblema que trazemos ao peito, assim como alegrar a nossa massa associativa. É nestes jogos que temos de mostrar o porquê de sermos o mais recente campeão da nossa Liga.

Quanto à presente época, como classifica o estilo de jogo da equipa? Têm alguma fórmula específica que faça a equipa ter mais rendimento, e atingir as ambicionadas vitórias?

Quanto ao estilo de jogo da nossa equipa não consigo identificá-lo, pois nem o nosso Van Gaal ( treinador) o conseguiu decifrar. Somos uma equipa que tenta estar sempre bem organizada defensivamente, e que contamos sempre com grandes individualidades no sector mais ofensivo. Temos um dos melhores marcadores da competição, e um meio campo de luxo.

Quais as qualidades que realça da sua equipa, e quais as vertentes que gostaria de ver melhoradas?

Acho que uma das nossas grandes qualidades é a coesão dentro do grupo de trabalho. Acho que temos de melhorar a comunicação dentro de campo, tanto entre colegas como com o árbitro. Temos também várias baixas no plantel, o que nos dificultou um pouco nesta recta final, mas como diz o Jorge Jesus, “não joga o Gaitán joga o Manel”.

Há algum destaque individual entre os jogadores da sua equipa que deseje fazer pela sua prestação em especial esta época?

Nós não gostamos de destacar individualidades, mas contra factos não há argumentos, e temos de dar mérito ao trabalho realizado pelo nosso ala esquerdo Tiago Fernandes, que é o melhor marcador da competição.

Há algum jogador de outra equipa da Superliga que desejasse ter na sua?

Não. Sentimos que a nossa equipa é suficiente forte e equilibrada para encarar a próxima temporada.

Há alguma equipa na Superliga que o cative pelo seu estilo de jogo, ou mesmo pelas individualidades?

Sinceramente, não.

Existe algum rival da equipa? E porquê?

Nunca encontrámos nenhum rival este ano.

A presente época está a terminar, e já garantiram a participação na Superliga na próxima época! Sabendo agora que se irão bater contra as melhores equipas de Lisboa, quais acha que serão as vossas hipóteses? Alcançarão a Divisão de Elite? Acreditando que o conseguem, acreditam na hipótese de terminar nos dois primeiros lugares, e garantir de a vossa participação na próxima Final Nacional?

É cedo falar da Divisão de Elite. Vamos encarar a próxima temporada da mesma forma, pois temos valor e vamos com o objectivo de chegar à Final Nacional.

Do pouco que já conhecem das equipas na principal divisão de Lisboa, qual pensam que será o adversário mais forte que terão pela frente ou qual é a equipa que esperam ansiosamente enfrentar?

Para nós, todas as equipas merecem o mesmo respeito, logo estamos ansiosos por defrontar todas elas, e podermos demonstrar o nosso real valor.

Relativamente à Superliga Nacional Futebol 7, de uma forma geral, como a Classifica?

Penso ser uma competição bem organizada, apesar de acharmos que a arbitragem deveria ser mais protegida pela organização, visto existirem pressões sobre os árbitros em todos os jogos, o que condiciona o trabalho dos mesmos.

Quais os Pontos Fortes e Fracos que considera que a Superliga tem?

Os pontos fortes são a sua organização, e a possibilidade de dar a muitos atletas a oportunidade de jogar futebol de forma recreativa, mas ao mesmo tempo levando as coisas a sério. Como pontos fracos, identifico a situação da arbitragem, como já tinha referido, que na nossa opinião deveria ser mais protegida.

Para terminar, gostaria de deixar alguma mensagem aos seus jogadores, ou mesmo a quem nos está a ler?

A mensagem é que podem contar connosco  para os próximos desafios, assim como na próxima época. Não esperem facilidades nos confrontos contra a Tasquinha FC.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.