ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE JOGOS EM COIMBRA, ALTURA EM QUE SE REALIZARAM AS FINAIS DE CADA TAÇA – COIMBRA E SEVENS! MARSELHA ENFRENTOU JJ UNITED NA FINAL DA TAÇA COIMBRA, E VENCEU POR UNS CLAROS 4 X 1, SENDO QUE O FEYENOORD VENCEU O SERVILUSA POR 6 X 0, E CONQUISTOU ASSIM A TAÇA SEVENS. EM AVEIRO, AC PÁTUÁ E BOTAFORA ENFRENTARAM-SE PARA A FINAL DA “SEVENS”, E O BOTAFORA LEVOU A MELHOR, AO VENCER POR 4 X 2. NA MEIA FINAL DO PLAYOFF DA SUPERLIGA AVEIRO, BANDIDOS E ATLÉTICO DE AVEIRO APURARAM-SE PARA A FINAL.
Em Coimbra, último Domingo de Jogos, e nada melhor que 2 finais de Taça para acabar em beleza esta 3ª época do Torneio. No 1º jogo da tarde, Feyenoord e Servilusa entraram em campo para disputar a Final da Taça Sevens, e foi o Feyenoord a levar a melhor, ao vencer por uns expressivos 6 x 0. O Feyenoord iniciou a partida com uma atitude ofensiva, sendo que o Servilusa procurou baixar o bloco para o seu Meio Campo Defensivo, tentando aproveitar o Contra Ataque. A estratégia do Servilusa só durou até aos 16′, altura em que José Vieira, do Feyenoord, inaugurou o marcador, e fez o 1 x 0. 5 minutos depois, o Feyenoord, fruto das boas oportunidades que criava junto da baliza de Ricardo Albino, fez o 2 x 0, desta vez por José Relvão. O resultado manteve-se sem alterações até ao intervalo, sendo que na 2ª parte o Servilusa entrou com mais concentração e determinação, mas o Feyenoord ia segurando as manobras ofensivas da equipa adversária, e ia mantendo a posse de bola. Aos 27′, o Feyenoord iria chegar ao 3 x 0, numa boa jogada colectiva, concluída por João Beltrão, e colocava assim um ponto final na esperança do Servilusa chegar ao empate. Apesar do marcador, o Servilusa procurou subir um pouco mais no terreno, e chegar mais perto da baliza de Carlos Vieira, mas todas as bolas esbarravam ou na linha defensiva do Feyenoord, ou no próprio Carlos Vieira, que esteve inviolável durante toda a partida. O Feyenoord iria conseguir finalizar por mais 3 vezes a baliza adversária, nomeadamente aos 34′, 42′ e 49′, por João Santos, José Relvão, e João Baião, respectivamente. Com esta boa exibição, o Feyenoord venceu a competição, sendo que o melhor marcador da mesma foi Tiago Godinho (Feyenoord), com 5 golos apontados.
No 2º jogo da tarde, Marselha e JJ United enfrentaram-se, sendo que o Marselha conquistou a Taça Coimbra, ao vencer o seu adversário por 4 x 1. O início de jogo foi muito cauteloso por parte das 2 equipas, que procuraram ter certeza em todas as suas decisões, e procuraram também manter a gestão da posse de bola. O resultado manteve-se inalterável nos primeiros minutos, mas depois as equipas começaram a arriscar mais, sendo que o risco foi bem aproveitado pelo Marselha, que aos 8′ colocou o resultado em 1 x 0, fruto do golo de Carlos Vinhas. O JJ United procurou subir um pouco mais no terreno para alcançar o empate, e aos 15′ chegou mesmo ao empate, por parte de uma excelente finalização de Rúben Várzeas, mas aos 17′ o mesmo Carlos Vinhas, do Marselha, haveria de colocar a sua equipa novamente em vantagem, com um bom remate, que só parou dentro da baliza de Miguel Lameiro. Com isto, o JJ United procurou subir ainda mais no terreno, e deixou muitos espaços abertos nos sectores intermédio e defensivo, e o Marselha aproveitou bem esse facto, já que aos 19′ aumentou a vantagem para 3 x 1, com um golo de Hélio Couceiro, e aos 21′, Carlos Vinhas fez o seu hatrrick, sendo também o 4º golo da equipa de azul. O resultado até ao intervalo não se alterou, e era necessário um JJ United diferente para a 2ª parte para tentarem alterar o rumo da situação. A 2ª parte começou com maior pressão do JJ United, para recuperar a bola, e tentar chegr mais perto da baliza de João Lucas, mas a melhor oportunidade que dispuseram foi a partir de uma Grande Penalidade, que a equipa desperdiçou. O Marselha, com esta excelente exibição, conquistou assim a Taça Coimbra, sendo que Carlos Vinhas conquistou também o prémio de Melhor Marcador da competição, ao apontar 5 golos.
Domingo, 13 de Julho, Casaense
Final Taça Coimbra / Final Taça Sevens
17:00H – Feyenoord 6 x 0 Servilusa – Taça Sevens
18:00H – JJ United 1 x 4 Marselha – Taça Coimbra
Em Aveiro, realizou-se a Final da Taça Sevens, com AC Pátuá e Botafora em campo, onde o Botafora levou a melhor, ao vencer por 4 x 2.Foi um jogo com bastantes oportunidades de golo para as duas equipas, onde a equipa do Botafora soube aproveitar essas oportunidades e acabou por ganhar o jogo. Aos 5′, Emanuel Santos com um remate do Meio Campo fez o 1-0 para o AC Pátuá, numa altura em que o AC Pátuá pressionava alto e bem, e garantia a posse de bola. A equipa do Botafora procurou subir no terreno, para conseguir manter a equipa adversária na sua zona defensiva, e em 8 minutos marcou 3 golos através de Daniel Magalhães (8), David Almeida (11) e Gonçalo Pinheiro (15). O resultado parecia estar garantido até ao intervalo, mas bem antes do final da primeira parte, Ângelo Conceição, do AC Pátuá, reduziu a desvantagem para 2-3, e deixou tudo em aberto para a 2ª metade. No início da segunda metade, o AC Pátuá teve bastantes oportunidades de golo, com várias bolas ao ferro, mas quem acabou por marcar foi o Botafora novamente, desta vez por David Almeida (38) . David Almeida foi o melhor jogador em campo. É também de salientar que Gonçalo Pinheiro foi o melhor marcador da Taça Sevens com 5 golos. O Botafora com este resultado sagrou-se campeão da Taça !
No 2º jogo da tarde de Sábado, Grupo de Amigos e Bandidos entraram em campo para disputar a 1ª Meia Final do Playoff da Fase Regular da Superliga Aveiro. Ambas as equipas já se tinham encontrado na Série 1, onde o Bandidos levou a melhor ao vencer por 6 x 5, mas o Grupo de Amigos agora queria demonstrar outra atitude, e alcançar a final. A equipa dos Bandidos entrou bem no jogo e fez 3 golos seguidos aos 1′, 11′ e 22′ através de Bruno Capela, Rui Costa e João Mendes, respectivamente. O Grupo de Amigos ainda conseguiu reduzir a desvantagem antes do intervalo para 3-1, por Bruno Silva (24), dando alguma esperança ao Grupo de Amigos para a 2ª metade. No início da 2ª parte, o Bandidos marcaram mais um golo através de Ricardo João (27′), e todos pensavam que a vitória já estava atribuída, mas o Grupo de Amigos, em 5 minutos, conseguiu alcançar o empate na partida, com golos de André Cruz, aos 28′, Bruno Silva, aos 30′, e com um auto-golo de Rui Costa, aos 32′. Com o jogo empatado a 4 bolas, o Bandidos conseguiu entrar novamente em jogo, com mais determinação e eficácia, e conseguiu alcançar 4 golos seguidos por João Mendes, aos 38′, Bruno Capela, aos 44′ e aos 46′, novamente por João Mendes. Com este resultado de 8-4 os Bandidos seguem para a ambicionada Final, onde farão, certamente, tudo para conquistar o Troféu, e viajar para Tróia, para disputar a Final Nacional. No 2º jogo da tarde, Inválidos e Atlético de Aveiro entraram em campo para lutar pelo outro lugar na Final, mas foi o Atlético de Aveiro a conseguir o mesmo, já que venceu por 3 x 1. Ambas as equipas já se tinham defrontado anteriormente, nomeadamente para a Meia Final da Taça Aveiro, onde o Atlético levou a melhor na marcação de Grandes Penalidades. O Atlético conseguiu marcar o primeiro golo da partida com um golo de Rui Maio aos 12′, através de um ressalto a boca da baliza, que o jogador aproveitou. Aos 16′, Fábio Peixinho aproveitou um bom cruzamento de um colega, e só teve que encostar a bola para o fundo das redes, e estabeleceu assim o resultado em 2 x 0. Antes do intervalo, Miguel Marques, aos 21′, reduziu a desvantagem, através da marcação de uma Grande Penalidade, convertida de forma irrepreensível. A começar a 2ª parte, o Inválidos tentou fazer de tudo para alcançar o empate, mas a equipa adversária estava bem defensivamente, e as boas oportunidades que criavam encontravam sempre uma oposição. Quando menos se esperava, e numa altura em que era o Inválidos por cima do encontro, José Pereira fez o 3-1, aos 47′, e acabou com as esperanças da equipa do Inválidos. Com esta vitória a equipa do Atlético de Aveiro irá disputar a final com os Bandidos.
Para terminar, gostaríamos de colocar aqui esta imagem:
2 EQUIPAS FINALISTAS DA TAÇA SEVENS EM QUE, NATURALMENTE, UMA SAIU VENCEDORA E OUTRA NÃO. MAS ESTE FOI O ESPÍRITO NO FINAL DO JOGO. APESAR DA DERROTA, O AC PÁTUÁ MOSTROU UMA GRANDE ATITUDE DE DESPORTIVISMO E FAIRPLAY, E JUNTOU-SE À EQUIPA VENCEDORA PARA UMA FOTOGRAFIA NO FINAL, EM QUE A EQUIPA VENCEDORA PRONTAMENTE ACEITOU. ESTE É O TIPO DE COMPORTAMENTO QUE VALORIZAMOS NOS NOSSOS TORNEIOS, ACIMA DE TUDO. QUE SEJAM UM EXEMPLO PARA COM TODAS AS OUTRAS EQUIPAS. PARABÉNS A AMBAS AS FORMAÇÕES.
Sábado, 12 de Julho, Esgueira
Meia Final Playoff Aveiro / Final Taça Sevens
18:00H – Grupo de Amigos 4 x 8 Bandidos
19:00H – Atlético de Aveiro 3 x 1 Inválidos
20:00H – AC Pátuá 2 x 4 Botafora